Androceu

Monday, May 23, 2005

O assobiar dos pedreiros


Nas obras em frente, ao lado e atrás da minha casa, já cumpriram a primeira etapa da construção de vivendas e prédios. A fase dos martelos pneumáticos, rebarbadoras e outros sons pesados. Agora está a passar por uma fase mais soft. O assobiar dos pedreiros. Assobiam melodias populares, parecem alegres e encantados com a vida. Sabem e partilham as mesmas pautas. Esse mesmo reportório também pode ser presenciado em algumas oficinas automóveis. O funcionário muda o óleo ao nosso carro e oferece-nos uma "linda" melodia, assobia com pequenas paragens (devem ser momentos que necessitam maior concentração no ofício), voltando logo de seguida com mais um excerto de um grande sucesso popular.
Não sei quando o assobio foi extinto. Não foi noticiado. Ninguém fez campanha contra a extinção. Não deu na SIC. Ou será que já existe o Museu do Assobio? De qualquer maneira, nem sei por que me lembrei disto agora. Talvez seja porque é segunda-feira e já é tarde. Ou porque não tenho nada melhor para escrever. Para assobiar, nem pensar.

1 Comments:

At 3:57 pm, Anonymous Anonymous said...

A arte do desenrasca, o cozido a portuguesa com vinho tinto e a moda do assobio.

Entre outras das nossas maiores qualidades: o desenrascar mas nao "o fazer", a comida tradicional com respectiva bebida e a descontração no trabalho.
Entre outras coisas o assobiar é a unica maneira de " cantar " uma musica sem saber a letra;
É a unica maneira de "cantar" uma musica tradicional portuguesa que teima em desaparecer ( ex: oliveirinha da serra k o vento leva flor....; e ao passar a ribeirinha pus o pé ,molhei a meia...(alentejo d minh'alma)) sendo substituida por "oopps, i did it again, oh baby , baby one more time...." by britney s. ou "everybody rock your body,everybody rock your body right,backstreet's back alright" with cortesy of backstreet boys sem ser chamado de velho ec saudosista.
É a unica maneira de nao ligar a como este pais anda, refugiando mo nos numas das poucas coisas que ainda temos de borla: o folego;
E é uma das boas maneiras de passar o tempo a trabalhar.
Nunca se deve perder a nossa maneira de estar e ser .
VIVA O TRADICIONAL ASSOBIO PORTUGUES ou a chamada arte do descontra.
A nao ser que gostes de einsturzen neubauten, ministry, ou nine inch nails como banda sonora do dia a dia.
Viva o assobio!!!!!!!!

Ass. a tradição ainda é o k era.

 

Post a Comment

<< Home